Turismo, Cultura, Esporte e Lazer PUBLICADO EM: 23/09/2019

A tradição permanece viva – Festejos Farroupilha 2019

Os Festejos Farroupilha 2019 chegaram ao fim e o que restou foram boas lembranças. Entre os dias 16 e 22 de setembro, Pinhal da Serra comemorou a Semana Farroupilha, evento realizado pela Prefeitura em parceria com as entidades tradicionalistas do Município e Escola Estadual de Ensino Médio São Paulo de Tarso.

A programação iniciou na segunda-feira (16/09) com a chegada dos integrantes da Cavalgada da Centelha Farroupilha e o Homenageado da Semana Farroupilha Municipal Senhor Altamiro Guaranha dos Santos, em seguida houve o hasteamento dos pavilhões com a abertura oficial, finalizando com um café campeiro servido aos cavaleiros.

Durante todos os dias houve Tertúlias Livres abertas ao público em geral no Acampamento Farroupilha, instalado no Ginásio da Escola São Paulo de Tarso. Na quinta-feira (19/09), o 11° Troféu Raízes Farrapo foi entregue ao Senhor Altamiro Guaranha dos Santos na Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores.

Na sexta-feira, 20 de setembro, pela manhã teve o Desfile Temático com a presença de todas as escolas do Município, entidades tradicionalistas, secretarias municipais, consulados, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, trilheiros, comércio local e demais participantes. No período da noite houve o jantar campeiro, logo após teve baile com o Grupo Os 4 Gaudérios.

O sábado foi marcado pelo Show Cultural de João Chagas Leite e baile com Netos do Velho, em todos os dias houve uma presença significativa do público para prestigiar as festividades.

A programação campeira iniciou na sexta-feira (20/09), com disputadas de laçadas individuais e equipe. Acompanhe a classificação:

Taça Cidade – Jaime Duarte e Lucas Duarte (Pinhal da Serra), Roberto Carneiro e Eduardo Oliveira (Anita Garibaldi).

Laço Individual – Mateus Subtil, Vinícius Vieira, Lucas Duarte, Cristopher Pícolo e Luciano Duarte.
Laço Equipe
1º Lugar – PL Barra Grande (Anita Garibaldi).
2º Lugar – CTG Família Costa (Pinhal da Serra).

Laço Família
Campeã Laço Prendinha – Valquíria Vieira
Campeã Laço Prenda – Larissa Costa e Caroline Silveira
Campeão Laço Piá – João Vitor Alves, Daniel Giordano e Vicente Ivo dos Santos
Campeão Laço Guri – Guilherme Duarte e Júnior Borges
Campeão Laço Senhor – Antônio Santos e Adones Silva
Campeão Laço Veterano – João Pereira, Pedro Vieira e Antônio Carlos Duarte (Carlete)
Campeão Laço Vaqueano – Sebastião Subtil e Zeferino Carneiro
Campeão Laço Pai e Filha – Adones Silva e Pâmela Silva, Cilon Costa e Eliane Costa
Campeão Laço Pai e Filho – Osni Santos e Marcelo Santos, Milton Silveira e Cleisson Silveira
Campeão Laço Vaca Parada Piazito – Alan Vieira
Campeã Laço Bonequinha – Isabela Nora
Campeã Laço Prendinha – Júlia Costa

Laço Duplas
Campeão Laço Duplas Força A – Eduardo Borges e Douglas Oliveira, Jean Miguel e Mateus Almeida, Jaime Duarte e Cristopher Pícolo.

Campeão Laço Duplas Força B – Rafael Melo e Márcio Campos, Ernani Godoi e Geber Borges, Vinícius Vieira e Gilnei Milczarek, Elizeu Costa e Ilário Duarte, Ronaldo e Vitor Moreira.

A Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2019 agradece a toda a comunidade que esteve envolvida e colaborou para a realização deste evento!