PINHAL DA SERRA

HISTÓRIA

A origem do nome do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século. Segundo relato de antigos moradores, muitas famílias viviam nesta área desde muitos anos atrás, quando ainda pertencia ao município de Vacaria. Pinhal da Serra antes de assim ser conhecida, era chamado de São José dos Tocos devido à grande quantidade de tocos, principalmente guamirim que havia sido derrubado para limpar a área onde começou a se formar a população. Em 1920, os moradores do então São José dos Tocos, juntamente com os moradores da Serra dos Gregórios, se reuniram para construir uma capela em honra a São José. Em razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência de grande quantidade de pinheiros na área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais. Em 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de Pinhal da Serra, com o crescimento da população, foi chamada Vila Pinhal da Serra e hoje, Município de Pinhal da Serra.

CRIAÇÃO

Em reunião no dia 03 de dezembro de 1994, formou-se uma Comissão Emancipacionista. O pedido de registro desta comissão foi proposto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dia 19 de dezembro pelo presidente da comissão Antonio Giordano da Costa. Após vários anos de luta foi realizado o plebiscito no dia 24 de março de 1996, com 939 votos a favor e 75 contra a emancipação do município. Foi criado então em 17 de abril de 1996 o município de Pinhal da Serra, porém só foi instalado em 01 de janeiro de 2001, com sua 1ª eleição em 1º de outubro de 2000, sendo eleito prefeito, Antonio Giordano da Costa e vice-prefeito Volni Francisco Neves.