GEOGRAFIA

HIDROGRAFIA

Pinhal da Serra é um município privilegiado pela hidrografia, além de não enfrentar problemas de fornecimento de água nas residências (urbana e rural), possui dois rios principais, os quais são propícios para a construção de usinas hidrelétricas. O Rio Pelotas limita os municípios de Pinhal da Serra, Anita Garibaldi e Cerro Negro em Santa Catarina. No Rio Pelotas, a 14 km da sede, está construída a USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE, cujo início de construção foi em julho de 2001. No Rio Bernardo José, limite entre os municípios de Barracão e Pinhal da Serra, estão as Pequenas Centrais Hidrelétricas, a PCH São Bernardo, PCH Esmeralda e a PCH Moinhos, processo criado anterior a instalação de Pinhal da Serra. Estas PCH's têm por finalidade a geração de energia elétrica para o suprimento das necessidades da região e do país em que se insere, sendo que se localizam a 18 e 5 km da foz do Rio Bernardo José com Rio Pelotas, com capacidade de produção de 22,2 MWt de energia elétrica.

CLIMA

O clima de Pinhal da Serra é denominado subtropical de altitude, composto de duas estações bem definidas (inverno e verão), no verão com temperaturas mais altas (35°C) com veranicos e chuvas bem distribuídas durante a estação, enquanto no inverno com temperaturas mais baixas (-5ºC), com a ocorrência constante de geadas, ventos, chuvas frias e ocasionalmente a presença de neve.

RELEVO E VEGETAÇÃO

O relevo caracteriza-se pela presença de planalto de altitude, com cobertura de mata atlântica na qual se encontram uma enorme diversidade de espécies da fauna e da flora de nosso país. O relevo ainda é composto por ondulações denominadas de coxilhas findando em várzeas e banhados compostos por áreas planas e alagadas respectivamente. Também é visualizada a presença de morros íngremes com afloração rochosa em sua grande maioria e presença de mata atlântica em recomposição denominado de serras, principalmente às margens do Rio Pelotas.