Saúde PUBLICADO EM: 05/10/2022

Uma tarde de programação especial para as mulheres pinhalenses

A Prefeitura de Pinhal da Serra, através da Secretaria da Saúde, preparou uma programação especial de ações voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. O evento aconteceu na última terça-feira (04/10), na Câmara de Vereadores.

A promotora de justiça da comarca de Vacaria Bianca Acioly de Araújo abriu a programação relatando sobre a desvalorização das mulheres, desde o passado até os tempos atuais e contou sobre atendimentos de casos de violência doméstica, com o objetivo de incentivar as mulheres pinhalenses a agirem de forma diferente.

A fisioterapeuta Caroline Simonetto informou e descontraiu a tarde com orientações referentes a importância de atividades físicas no dia a dia e realizou alongamentos com as participantes. A enfermeira Gabriela Roessler conduziu sua fala sobre os cuidados de exames preventivos relacionados à saúde da mulher. Na oportunidade, Euzide Rachid, Janaina Varaschin e Solange Arnoldo compartilharam suas experiências após receberem diagnóstico de de doenças relacionadas ao tema.

As profissionais de saúde, Camila Pires, Caroline Simonetto, Evelise Antunes e Natália Engroff apresentaram o novo projeto que será desenvolvido pela Secretaria da Saúde, Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), e uma das atividades propostas para o momento foi meditação guiada e relaxamento.

A Secretaria da Saúde agradece a colaboração e participação dos profissionais na organização do evento, que foi realizado com toda dedicação e carinho para as mulheres pinhalenses.

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).