O Sítio que é referência no turismo do município pela variedade e quantidade de pés de Pitaya, é propriedade do seu Juvenal Griz que juntamente com sua esposa e seus filhos cuidam e zelam com muito carinho e atenção por cada fruta que lá é cultivada. O Sítio da família Griz está desde 2018 em Pinhal da Serra, localizado na comunidade da Capela São Jorge.
Seu Juvenal relata que a produção de Pitayas começou apenas com três mudas e em um período de dois anos já estavam produzindo em grandes quantidades e atualmente já possuem aproximadamente 16 espécies diferentes de Pitaya. Sendo as mais produtivas e com alta escala para comécio a Vietnamita Comum e a Vermelha da Nicarágua, produzindo até 10 toneladas por safra.
Em fevereiro de 2024 foi realizada a inauguração do Chalé, para atender as necessidades dos turistas que visitavam o pomar e também para aumentar a atratividade do mesmo. A entrada ao pomar é gratuita e com direito a degustação das Pitayas. Outras opções de frutas cultivadas na área também estão disponíveis para compra como a bergamota e a amora.
Para quem deseja se hospedar no Chalé do Sítio Griz e marcar uma visita ao pomar, basta entrar em contado pelo telefone (54) 984052955 / (54) 992445934 ou reservar sua hospedagem pelo site do Airbnb. O Chalé possui dois quartos sendo um com cama de casal e outro com cama de solteiro, cozinha completa, e Wi-Fi. Além da bela vista ao Rio Pelotas, acesso fácil ao pomar, e quintal amplo.