Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 25/02/2021

Segue em andamento o processo de silagem nas propriedades

A Prefeitura de Pinhal da Serra através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que está em andamento os trabalhos no auxílio de produção de silagem de milho no Município por meio da Patrulha Agrícola.

O incentivo compreende no fornecimento de maquinários, sementes e equipamentos necessários para garantir a alimentação do rebanho durante o inverno. Até o momento 30 propriedades já foram atendidas, totalizando 51 hectares.

Para garantir este atendimento, a prefeitura conta atualmente com 08 tratores, 07 carretões e 04 ensiladeiras, além de uma retroescavadeira para a realização da limpeza das covas da silagem e um caminhão, que estão trabalhando diariamente nas propriedades rurais.

A produção de silagem tem um papel importante na alimentação do gado leiteiro, principalmente nas pequenas propriedades, pois aumenta significativamente a produção de leite e garante mais renda ao produtor.

A silagem de milho é uma alternativa de alimento para os animais, que além de ser rico em carboidrato, tem menor custo de produção e pode ser utilizado durante todo o ano, principalmente na escassez da pastagem.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente já realizou 63 inscrições, os produtores que desejam solicitar o processo de silagem em sua propriedade tem até esta sexta-feira (26/02).

Início: 01/03, encerra: 30/04 – Inscrições para plantio de inverno;
Encerra: 05/03 – Revisão dos Blocos de Produtor Rural;
Encerra: 31/03 – Inscrições 1ª etapa de Vacinação contra a Brucelose;
Encerra: 31/05 – Declaração anual de rebanho.

Por: Assessoria de Imprensa – MTE 6461/SC.