Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 05/09/2022

Secretaria de Agricultura realizou entrega de touros do Programa de Melhoramento Genético

No último sábado, 03 de setembro, durante a 1° EXPO PINHAL no Parque de Rodeios de Pinhal da Serra, foi realizada a entrega de 7 (sete) touros da raça Devon e 1 (um) Braford, com idade entre 13 e 24 meses e peso médio de 550 kg, referentes ao Programa de Melhoramento Genético da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Na semana anterior, os produtores cadastrados no programa foram levados a duas cabanhas para um dia de campo, com o objetivo de conhecerem e realizarem a escolha dos animais, ambos com registro Puro de Origem (PO), sendo que, uma das cabanhas, representante da Raça Devon, localizada em Monte Alegre dos Campos, propriedade do Sr. Antônio Almeida, e a outra, representante da Raça Braford, fica em Vacaria, pertencente a Cabanha Moreira.
Após realizada a compra dos touros, por parte dos produtores, o Programa de Melhoramento Genético, subsidiado pela Prefeitura de Pinhal da Serra, beneficiará cada produtor com o ressarcimento de 20%, valores dos quais, ficaram entre R$ 2.000,00 e 2.614,00, referente ao valor pago por produtor na aquisição dos touros.

Participaram do evento de entrega, o Secretário de Administração Anderson Costa, representando o prefeito, o Secretário da Agricultura Paulo Claudemir Duarte, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinhal da Serra e realizador da 1° EXPO PINHAL, Ademar Zampieri Gasperin (Dema), o proprietário da Cabanha de Devons, Sr. Antonio Almeida, e os produtores que foram contemplados com o programa.

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).