NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 19/09/2019

Secretaria da Saúde realizou mutirão contra a febre amarela

Nas últimas semanas as enfermeiras e os agentes comunitários realizaram visitas domiciliares nas comunidades e distribuíram folhetins informativos sobre a Febre Amarela, com o objetivo de proteger todas as pessoas que residem no Município.

Inicialmente os agentes comunitários fizeram um mapeamento das pessoas que ainda não tinham ou perderam as carteiras de vacinação, através deste levantamento as enfermeiras deslocaram-se até as residências das famílias que não comprovaram a dosagem da vacina. A medida é preventiva e busca sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a possibilidade de aproximação da doença, já que o vírus está circulando em Santa Catarina.

Os sintomas da febre amarela variam muito, podendo ser leves e diminuir espontaneamente, ou evoluir para complicações graves e causar a morte. Cerca de 30% das pessoas que contraem a doença vão a óbito. Isso ocorre porque, até o momento, não foi descoberta a cura da doença e o tratamento médico se concentra em garantir a melhora dos sintomas apresentados e prevenir complicações.

A doença não é transmitida pelos macacos e, sim por mosquitos diurnos que vivem em ambientes de mata nativa. A melhor forma de prevenção é a vacina, disponível gratuitamente na Unidade Básica de Saúde durante o ano todo.

COMPARTILHAR: