Saúde PUBLICADO EM: 28/01/2020

Secretaria da Saúde faz balanço das ações de 2019

Em 2019, diversas ações marcaram o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Pinhal da Serra.

A Prefeitura destinou para a saúde 27,33% do orçamento municipal, e também recebeu recursos da União e do Estado, com esses valores a Secretaria desenvolveu uma série de ações e programas que impactaram diretamente na melhoria da assistência oferecida à população pinhalense. Os avanços abrangeram todas as áreas da saúde pública.

Serviços Prestados no ano de 2019

Consultas Médicas na Atenção Básica (Pinhal da Serra): 13.000
Consultas Médicas Especializadas (Caxias do Sul, Vacaria, Farroupilha, Nova Prata, Porto Alegre e Passo Fundo): 852
Procedimentos Oftalmológicos Nova Prata: 357
Cirurgias Eletivas (Vacaria, Nova Prata): 54
Exames Laboratoriais de Sangue: 9.082
Exames Especializados (endoscopias, mamografias, ressonâncias, tomografias, ultrassons): 394
Atendimentos Gerais na Unidade: 15.591 (Enfermagem:4.900, Fisioterapia:1.234, Fonoaudiologia:242, Nutricionista: 229, Odontologia:7.538, Psicologia:613 e Academia de Saúde: 835)
Valor Gasto em medicamento: R$ 488.755,33

Principais Atividades da Secretaria da Saúde

Alcance das metas exigidas pelo Ministério da Saúde nas Campanhas de Vacinação contra a Gripe, Febre Amarela e Sarampo;
Implantação do Grupo Positivamente;
Início das Atividades da Academia de Saúde;
Grupo Alimentação Saudável com a Nutricionista;
Ação provendo Doação de Sangue duas vezes ao ano;
Resultado Positivo da Avaliação feita pelo Ministério da Saúde no Programa PMAQ;
Grupo Tabagismo;
Pim comemora com as crianças e seus familiares a Páscoa, O Dia de São João e o Dia da Criança;
Capacitação para os profissionais referentes a Febre Amarela, Curativos e Linguagem e Comunicação;
Aquisição de Uniformes para a Equipe de Profissionais da SMS Saúde;
Ações Setembro Amarela, Semana da Pessoa com Deficiência, Outubro Rosa e Novembro Azul;
Ações do Programa Saúde na Escola, realizadas oficinas, palestras e atividades práticas voltadas a promoção, prevenção e atenção à saúde.