NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 09/08/2019

Secretaria da Saúde alerta sobre riscos de Febre Amarela no Município

Servidores da Unidade Básica de Saúde participaram na última quinta-feira (08/08), de uma capacitação referente aos riscos da febre amarela no Município, ministrada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Devido Pinhal da Serra fazer divisa com o estado de Santa Catarina, estima-se que o Município possa ser a porta de entrada do vírus, tendo em vista que no estado vizinho já foram registradas quatro mortes de macacos por febre amarela.

A doença não é transmitida pelos macacos e, sim por mosquitos diurnos que vivem em ambientes de mata nativa. Quando um primata morre por febre amarela, existe a indicação de que há insetos infectados com o vírus na área. A melhor forma de prevenção é a vacina, disponível gratuitamente na Unidade Básica de Saúde.

Nas próximas semanas serão realizadas visitas domiciliares e distribuição de folhetins informativos, com o objetivo de proteger 100% da comunidade. Serão vacinadas todas as pessoas que não comprovem uma dose da vacina. O público-alvo é formado por pessoas de nove meses a 59 anos de idade.

Solicitamos para que a população fique em alerta, caso encontre um bugio morto deve entrar em contato imediatamente com o telefone do plantão da Unidade de Saúde: (54) 9 8418-2128.

COMPARTILHAR: