NOTÍCIAS

Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 27/04/2018

Safra de Pinhão está a todo vapor em Pinhal da Serra

Na tarde da quinta-feira (26/04), a Emater com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais levaram até a Capela São Cristóvão, para demonstração aos produtores, uma máquina que debulha e classifica o pinhão, facilitando muito o trabalho dos agricultores.

O acontecimento ocorreu na propriedade do senhor Luís Carniel, que se diz muito animado com a novidade, segundo ele gera maior oportunidade de ampliar a colheita de pinhão e inclusive incentivar seu filho a continuar com esta atividade.

O Município de Pinhal da Serra coleta em torno de 100 toneladas de pinhão por safra, sendo uma importante atividade geradora de renda para as famílias do meio rural. Por produzir em um curto período do ano, as famílias se dedicam a esta atividade nos meses de abril e maio e conseguem incrementar a renda familiar.

Para algumas famílias do Município a coleta do Pinhão já se tornou a principal atividade de renda do ano, por ter um bom valor agregado e com baixíssimos custos de colheita, sendo empregado geralmente somente a mão de obra familiar.

COMPARTILHAR: