Na manhã de ontem, 30 de outubro, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Pinhal da Serra realizaram uma reunião sob a presidência de Claudete da Costa Lima. A pauta única da reunião foi a seleção dos beneficiários do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha - Operação Terra Forte.
O Operação Terra Forte é instituído pela Lei Estadual n° 16.308/2025 e regulamentado pelo Decreto Estadual n° 58.340/2025. O programa é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Emater/RS-Ascar, com o objetivo de recuperar produtivamente, ambientalmente e socialmente as unidades de produção familiar (UPFs), fortalecendo a resiliência climática e a sustentabilidade da agricultura familiar gaúcha.
Durante a reunião, o extensionista Erick Gian Schulz Schultz apresentou o escopo, objetivo e eixos do Programa, bem como os critérios de habilitação e as diretrizes de seleção. Foi informado que o município de Pinhal da Serra teve 89 candidatos inscritos, dos quais 89 foram habilitados e nenhum foi não habilitado. Após a conferência e esclarecimentos, os conselheiros prosseguiram à etapa de avaliação dos inscritos habilitados para a seleção dos beneficiários.
Acesse aqui: Lista Oficial dos Beneficiários