Desenvolvimento Social e Habitação PUBLICADO EM: 21/12/2018

Restrospectiva - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e CRAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e o CRAS de Pinhal da Serra, desenvolvem um trabalho em conjunto em projetos, programas, serviços e ações, direcionadas ao atendimento de todos os segmentos da população.

No ano de 2018 foram realizadas diversas atividades para toda comunidade pinhalense, confira as principais:

- Início do Projeto Paternidade e Drogas Não Combinam - atendendo as Escolas Municipais e Estaduais.
- Projeto Envelhecer com Saúde e Qualidade de Vida - Realizado em parceria com a Baesa, Conselho Municipal do Idoso e Emater.
- Projeto Termine Seus Estudos – oportunizando ao jovem e o adulto a conclusão do Ensino Fundamental e Médio.
- Programa Bolsa-Família
- Oficina de capoeira (Sede e Serra dos Gregórios)
- Oficina de artesanato (Sede e Serra dos Gregórios)
- Oficina de costura (Sede)
- Dia da Criança
- PAIF e CadÚnico
- Integração do Grupo de Capoeira Movimento Novo
- Benefícios eventuais
- Dia Internacional da Mulher
- Capacitação com a Rede de Atendimento
- Atendimentos Particularizados

CONVÊNIO COM O INSTITUTO PATERNIDADE RESPONSÁVEL - O projeto visa atuar através da orientação e prevenção sobre a paternidade e a maternidade responsável, incluindo as temáticas transversais e a prevenção do uso de drogas dentro do contexto da realidade dos adolescentes; o qual vem crescendo no Brasil, em um número significativo.

PROJETO ENVELHECER COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA - O Projeto tem como objetivo ofertar aos idosos do Município o desenvolvimento de atividades planejadas e sistematizadas, com uso de equipamentos adequados e recursos humanos especializados, buscando com isso o envelhecimento saudável.

CRAS REALIZOU UMA TARDE ANIMADA PARA AS CRIANÇAS - Durante a tarde as crianças participaram de pescarias com direito a brindes arrecadados no comércio local e no comércio de Anita Garibaldi e Esmeralda, brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial, e ainda um espaço lúdico com desenhos para colorir.

INVESTINDO EM SONHOS – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com a Secretaria de Educação de Pinhal da Serra, promoveram uma cerimônia simbólica de entrega de certificados, aos participantes que realizaram as provas no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos - NEEJA em Caxias do Sul, através do projeto “Termine Seus Estudos”.

O CRAS de Pinhal da Serra através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizaram ações comunitárias para os beneficiários do Programa Bolsa-Família, e também as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

CADASTRO ÚNICO - Opera diariamente de segunda a sexta-feira à demanda da população, realizando também emissão de carteiras de identidade e orientações referentes as condicionalidades do programa, como outras orientações aos direitos dos cidadãos.

Além dessas ações, o CRAS desenvolve oficinas semanais em conformidade com a tipificação dos serviços socioassistenciais e atendimento sistematizado ao público do PAIF. Oferecendo também a institucionalização de idoso, crianças e adolescentes em situação de direitos violados.