Educação PUBLICADO EM: 19/02/2019

Professores participam de formação para início do ano letivo 2019

Os professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Pinhal da Serra, retomaram as atividades escolares na última semana, com a formação pedagógica organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

O primeiro dia de formação foi dedicado à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A palestrante, professora Márcia Adriana de Carvalho (CEE-RS/ UNDIME-RS), orientou os presentes sobre as mudanças que deverão ser realizadas nos documentos escolares para a implantação da Base, cujo prazo é o ano de 2020. A professora Jane Felipe (PPGEDU/UFRGS) foi a palestrante do segundo dia de trabalho, abordando o tema “Ignorar para acobertar ou informar para proteger? Por que discutir gênero e sexualidade?”

Na oportunidade o coordenador do Programa de Integração Tributária – PIT, Osmar Kuhn, explicou sobre a adesão do Município ao Programa Nota Fiscal Gaúcha e falou sobre Educação Fiscal nas escolas, pois dessa forma os alunos aprendem desde cedo sobre a importância da responsabilidade fiscal e tributária. O PIT inclui também incentivos à emissão de documentos fiscais, combate à sonegação, atendimento aos produtores rurais e outras demandas.

O evento ainda contou com a presença do Prefeito Anderson de Jesus Costa, do Secretário Municipal de Educação Ademar Rodrigues Lopes, diretores, coordenadores, professores e funcionários das escolas de Pinhal da Serra.