NOTÍCIAS

Turismo, Cultura, Esporte e Lazer PUBLICADO EM: 20/11/2019

Primeiro cinema de energia solar do Brasil esteve em Pinhal da Serra

Nesta semana, o Município recebeu o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar - para exibições de filmes e curta-metragens. As sessões aconteceram na Praça Antônio Giordano da Costa.

O CINESOLAR é um furgão equipado com placas solares que são capazes de gerar a energia responsável por toda a estrutura de exibição formada por projetor e sistema de som. O veículo ainda transporta toda a estrutura do evento composta por cadeiras, tela de cinema e materiais de divulgação do projeto e do patrocinador, como totens, banners, cartazes, entre outros.

Para enriquecer ainda mais a experiência com o cinema, o projeto desenvolveu uma oficina com os estudantes, que puderam discutir os problemas de sustentabilidade da região e introduziram aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de "vídeo de bolso". Esse formato "de bolso" utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comum aos jovens. A gravação e a edição do filme foi  feita pela equipe do Cinesolar e à noite, durante a sessão de cinema, o curta-metragem foi exibido. Também estará disponível no canal do projeto, no Youtube.

O projeto foi realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL e apoio da RGE. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal.


 

COMPARTILHAR: