Saúde PUBLICADO EM: 26/10/2018

Prevenção e diagnóstico precoce foi o tema do Outubro Rosa em Pinhal da Serra

Neste ano a Secretaria de Saúde promoveu a ação do Outubro Rosa na quinta-feira (25/10), na Câmara de Vereadores do Município. Durante o evento as mulheres receberam brinde e dicas de cuidados e prevenção.

A programação iniciou com a médica Bruna Menin falando sobre Prevenção e Diagnóstico Precoce na Saúde da Mulher, transmitindo orientações importantes quanto a investigação de doenças que acometem as mulheres, principalmente o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

A psicóloga Camila Tomé, abordou o tema Autoestima através de uma dinâmica com frases motivacionais, houve bastante interação entre as participantes e ao final passou um vídeo de um projeto de um tatuador que realiza a reconstituição de mamilos recuperando a autoestima das mulheres.
A farmacêutica Jéssica Zotti, através do tema Automedicação, mostrou o quanto é necessário ter cuidado na quantidade de medicação ingerida, pois os exageros podem causar consequências prejudiciais ao organismo e enfatizou que a medicação auxilia no tratamento, porém há outras formas de sentir-se bem.

Na questão de Alimentação Saudável a nutricionista Lucimara Ramos destacou as diversas formas de elaborar um prato com a quantidade correta e os alimentos adequados em cada refeição.

Para finalizar a fisioterapeuta Ivanete Casarin e o médico Sebastião Rodrigues, ressaltaram que o cuidado com o corpo através de exercícios físicos vai além da estética, auxilia na autoestima. Em seguida, foram realizados exercícios físicos e uma caminhada finalizando o evento com um lanche natural.