Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 02/02/2023

Prefeitura inicia roteiro de produção de silagem

Os produtores rurais de Pinhal da Serra, inscritos para ensilagem de milho, contam com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) para o plantio do milho e produção da silagem. O roteiro iniciou nesta semana na Serra dos Gregórios e passará por todas as comunidades que não têm patrulha agrícola própria.

A secretaria tem como foco nesta época auxiliar o produtor rural com maquinário e também a mão de obra. Depois de moídos e armazenados nos silos, os pés de milho passam por um processo de fermentação, até se transformarem em silagem, que é a principal fonte de alimentação para animais no período de inverno, em especial o gado de corte e de leite.

São até 4 hectares por produtor, mais de 100 famílias inscritas serão beneficiadas. “Esse serviço realizado pela secretaria é muito importante para os produtores, pois com o auxílio é possível garantir uma alimentação de qualidade para o gado e a produtividade não será comprometida por falta de infraestrutura”, destacou o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Claudemir Duarte.

Cronograma da SAMA:

Revisão dos Blocos – até dia 10 de março
Silagem de milho – até dia 31 de março.
1ª etapa de vacinação contra brucelose – até dia 31 de março.
Pastagem de inverno – Até dia 30 de abril.

Os produtores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.