Saúde PUBLICADO EM: 14/05/2020

Prefeitura adquire máscaras de tecido para população de Pinhal da Serra

A Prefeitura de Pinhal da Serra, através da Secretaria Municipal da Saúde, adquiriu máscaras em tecido para entregar para a população, gratuitamente. A peça é recomendada para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19), tanto por pessoas já infectadas quanto as sadias. As máscaras que estão sendo distribuídas atendem os padrões do Ministério da Saúde.

Os interessados deverão procurar a recepção da Prefeitura a partir desta quinta-feira (14/05), em horário de expediente. A Secretaria da Saúde sugere que apenas uma pessoa da família faça a retirada das máscaras para evitar aglomeração.

Recomenda-se também que as pessoas confeccionem máscaras caseiras, podendo ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Para ser eficiente, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, o uso é individual – não pode ser dividida com ninguém.

A máscara de tecido deve ser trocada após cerca de duas horas, ou quando ficar úmida. Ela pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos. Depois, é só deixar secar. Qualquer outra dúvida, a Secretaria da Saúde fica à disposição.

Todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de Pinhal da Serra também estão recebendo as máscaras reutilizáveis adquiridas para os servidores municipais, de acordo com as normas da segurança do trabalho.

A Secretaria Estadual da Saúde está recomendando a utilização de máscaras, por ser uma barreira física importante no combate ao vírus, e a Prefeitura de Pinhal da Serra entende que prevenir a comunidade é o passo mais importante para evitar a propagação do vírus no Município.