Educação PUBLICADO EM: 15/04/2019

Pinhal da Serra realizou o primeiro Dia D de formação pedagógica da BNCC

Na última sexta-feira, 12 de abril, a Secretaria Municipal de Educação organizou o primeiro dia de formação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na Câmara Municipal de Vereadores e nas escolas.

A BNCC é um documento que define os direitos de aprendizagens e orienta os conhecimentos e as habilidades essenciais que bebês, crianças e jovens de todo o país têm o direito de aprender – ano a ano – durante sua vida escolar.

A BNCC tem prazo de implementação para todas as escolas até 2020. Assim, é essencial que todos os professores se apropriem dos conhecimentos trazidos pela BNCC e pelo Referencial Curricular Gaúcho, que orientam os processos e definem as aprendizagens que serão mediadas pelos professores. Ao longo do ano escolar, serão realizados mais três dias D, dedicados ao estudo da BNCC: 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro.

A formação envolveu gestores, professores e monitores das escolas estaduais e municipais. As atividades iniciaram no turno da manhã com o estudo do Referencial Curricular Gaúcho e seguiram durante a tarde com uma oficina dedicada as 10 Competências Gerais da BNCC.

A Coordenadora Pedagógica Alana Sgorla destaca o envolvimento dos professores que participaram, “as atividades do Dia D integram o projeto de formação continuada promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, que considera essencial o aperfeiçoamento dos profissionais, Pinhal da Serra destaca-se pela integração dos docentes que trabalham nas escolas municipais e estaduais e pela cooperação de todos nas ações propostas.”