ÔĽŅ

NOT√ćCIAS

Sa√ļde PUBLICADO EM: 10/05/2022

Pinhal da Serra inicia Programa Sa√ļde na Escola 2022

Focando em atividades de promoção e prevenção à saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) já está em ação no Município. Profissionais das áreas de vigilância sanitária, odontologia, psicologia e do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), iniciaram o trabalho com os estudantes no último mês.

A fiscal sanitária, Elisandra Giordano, atuou na EMEI Tia Braia com os alunos do berçário e maternal, desenvolvendo o tema “Saúde Ambiental”, onde realizou atividades de pintura e decalque das mãos, também relatou através de uma historinha de forma didática o quanto o mosquito da dengue é prejudicial para a cidade.

A psicóloga Adrieli Piva e as profissionais do NAAB, Camila Pires e Angélica Vaz, desempenharam uma ação com as turmas do 6°, 7°, 8° e 9° ano da EMEB Profº Tadeu Silveira, que abordou a temática “Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos”. Por se tratar de estudantes em fase de adolescência foi possível debater, refletir, ouvir e opinar de forma crítica e construtiva a temática descrita. Como também, questões relacionadas ao convívio familiar, relação entre pares, sentimentos, uso de redes sociais, influências positivas e negativas, respeito às orientações sexuais e as diferentes formas de pensar e agir. Como ferramenta foram utilizadas dinâmicas, incluindo uma caixinha para que os estudantes depositassem por escrito suas dúvidas sobre o tema, ao longo dos encontros todas as perguntas serão respondidas.

Na área da odontologia, a dentista Luana Soares e a auxiliar Rejane Mundo, realizaram atividades educativas e de prevenção com o tema “Saúde Bucal”, na EEEF Sebastião Antunes de Almeida, do 1º ao 5º ano. As crianças trabalharam em grupos, interagindo com o tema através de desenhos em cartazes e conversa sobre hábitos saudáveis para a boca, em seguida houve a escovação supervisionada.

As próximas ações do PSE serão realizadas no decorrer do ano em todas as escolas do Município, com diversos profissionais da Secretaria da Saúde.

Por: Cléver do Prado - Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).

COMPARTILHAR: