NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 16/12/2022

Pinhal da Serra incentiva doação de sangue e leva moradores ao hemocentro de Caxias

Vem chegando o Natal e o clima natalino é principalmente de amor ao próximo, e foi pensando nisso que o grupo de doadores de sangue do Município estiveram no hemocentro de Caxias do Sul na última quinta-feira (15/12).

Todo ano um grupo de voluntários moradores de Pinhal da Serra se reúnem junto à Secretaria da Saúde, para organizar de três a quatro viagens com o objetivo de contribuir no abastecimento do estoque de sangue do hemocentro regional. Além de disponibilizar o transporte, a Secretaria da Saúde fornece alimentação para os participantes.

Se houver mais pessoas da comunidade com interesse em participar das ações, devem entrar em contato com a Secretaria da Saúde.

Critérios básicos para doação:

– Estar bem de saúde;

– Pesar mais de 50 kg;

– Dormir no mínimo seis horas, na noite anterior à doação;

– Não estar em jejum;

– Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens de 16 e 17 anos podem ser doadores. Para isso devem apresentar autorização por escrito assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia da carteira de trabalho ou da identidade de quem assinou;

– Apresentar documento original de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação);

– Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.

Por: Cléver do Prado - Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).

COMPARTILHAR: