NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 13/07/2018

Pinhal da Serra está em 1º Lugar no Estado que mais investe em Saúde

Recentemente o TCE do Rio Grande do Sul divulgou no Mapa Social dados sobre a saúde em Pinhal da Serra referente ao ano de 2017, o Município ficou em 1º lugar no ranking estadual que mais investe em saúde por habitante.

Na análise disponibilizada pelo TCE, o Município apresentou um crescimento no investimento em saúde com relação aos anos anteriores, tendo um percentual de 25,96% de investimento na área em 2017, sendo que o mínimo exigido constitucionalmente é de 15%.

Para garantir a comunidade pinhalense uma saúde de qualidade são oferecidas consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia na Unidade de Saúde. Além destas, o Município oferece credenciamentos e convênios, para que a população conte também com consultas e exames especializados, sendo que o SUS disponibiliza para o Município no máximo um (01) por mês por especialidade. Os demais são pagos com recursos próprios da Prefeitura, garantindo o transporte para os usuários até os centros de referências nas cidades de Vacaria, Caxias do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo.

Foram aplicados recursos financeiros direcionados a reformas e melhorias na Unidade de Saúde da sede, como: Troca do piso emborrachado do acesso à porta da frente e dos fundos, pintura interna e externa da Unidade de Saúde, manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos do posto, assim como outros reparos.

A Secretaria aderiu ao Programa de Saúde na Escola (PSE) através do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, sendo que os profissionais da saúde realizam ações na rede escolar do Município. Também são realizadas educações em saúde para o restante da população, como por exemplo, grupos de convivências, gestantes, saúde mental.

A Secretaria de Saúde reativou os atendimentos médicos e odontológicos com a Unidade Móvel nas comunidades desde o ano passado.

Além desses benefícios, o investimento em medicamento no ano de 2017 foi de R$435.460,79. Para o Secretário de Saúde Kalil Ubaiter “esses investimentos são fundamentais para a saúde da nossa população. Uma grande parte desses medicamentos não são de exigência da Farmácia Básica, vai além do que o Ministério da Saúde preconiza.”
.
Projetos iniciados esse ano

- Contratação de um dentista especialista em prótese dentária, que também realiza tratamento de canal e cirurgias odontológicas.
- 1ª Caminhada da Saúde, que acontece duas vezes na semana.
- Projeto Envelhecer com Saúde e Qualidade de Saúde.
- Aquisição de uma Spin LTZ no valor de R$ 63.390,00, auxiliando na logística do setor de regulação e viagens.
- Campanha de Vacinação contra a Gripe com meta superada.

 

COMPARTILHAR: