NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 03/02/2021

Pinhal da Serra entra para a área de risco de transmissão de Febre Amarela

Uma das suspeitas da Secretaria Municipal da Saúde de Pinhal da Serra se confirmou. A vigilância sanitária do município recebeu, nesta quarta-feira, (03/02), o resultado de uma das amostras coletadas no dia 25 de janeiro, atestando que o macaco encontrado morto na localidade Campo Alto teve a morte causada por Febre Amarela. No Município foram encontrados até o momento 12 bugios mortos.

O vírus da Febre Amarela é transmitido por mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus, são mosquitos diurnos que vivem em ambiente de mata nativa. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também estão os macacos, acabam se alimentando do sangue dos primatas e os contaminando.

O biólogo especialista em saúde do Centro de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul, Edmilson dos Santos, ministrou uma capacitação aos profissionais da saúde na tarde desta quarta-feira (03/02), com orientações referentes a doença, sintomas e formas de transmissão, ele ressalta que “é importante destacar que o bugio não transmite a doença aos humanos, e sim os mosquitos que ficam em matas nativas”, destacou.

A única forma de prevenção é por meio da vacinação. Pessoas acima de 9 meses de idade devem se imunizar. A Secretaria da Saúde comunica que a vacinação é realizada nas terças e quintas-feiras, no período da tarde na Unidade de Saúde.

Incidência:

A maior incidência da doença acontece entre os meses de janeiro e abril, período das chuvas. Nessa época, há um aumento da quantidade do mosquito transmissor.

Sintomas:

Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado. A pessoa pode apresentar febre alta (maior que 37,8 ºC) e de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e icterícia (coloração amarela da pele e olhos). Podem surgir também náuseas, vômitos e diarreia.

Contato:

Quem encontrar macacos mortos na região, deve entrar em contato imediatamente com a Secretaria da Saúde pelo número (54) 98418-2128. Em caso de sintomas procure a Unidade de Saúde.

COMPARTILHAR: