Educação PUBLICADO EM: 13/07/2017

Pinhal da Serra é o 2º município do Estado que mais investe em educação

No último relatório do Mapa Social disponibilizado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul com base em dados do Tribunal de Contas – TCE/RS, o município de Pinhal da Serra aparece em 2º lugar no ranking de municípios que mais investem em educação por habitante.

Na análise disponibilizada pelo TCE, o Município apresentou um crescimento no investimento em educação com relação aos anos anteriores, tendo um percentual de 35,60% de investimento na área em 2017. Dentre os 497 municípios do Estado, Pinhal da Serra ficou atrás somente de Triunfo.

Entre alguns dos investimentos na Educação, realizados pelo Município desde o ano passado, está a revitalização dos prédios escolares da Escola Municipal Tadeu Silveira e na EMEI Tia Braia, que está em andamento.

A rede municipal de ensino disponibiliza a sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, com profissional 40 horas semanais, além de atendimento com psicopedagoga, fonoaudióloga e psicóloga. Os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que apresentam defasagem no seu processo de aprendizagem frequentam aulas de reforço no contraturno escolar. Desde o ano de 2017, a Prefeitura Municipal firmou um convênio com a APAE de Anita Garibaldi e hoje transporta alunos diariamente acompanhados por uma monitora.

O Município também disponibiliza transporte gratuito para as seguintes cidades: Caxias do Sul, onde as pessoas que não concluíram seus estudos têm a possibilidade de prestar provas de certificação através do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA; Sertão – RS e em São José do Cerrito – SC: quinzenalmente alunos que cursam o nível médio técnico em agropecuária; Lages – SC e Vacaria – RS: para pessoas que cursam ensino superior, totalizando aproximadamente 100 usuários.

Parceria em Projetos Sociais Esportivos com a BAESA e ENERCAN, com o objetivo de atender crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, alunos das escolas públicas de Ensino, no contraturno escolar, utilizando o esporte como ferramenta metodológica para aprimorar a educação.
De acordo com a análise de investimento, o Município investiu no ano passado acima do percentual exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que determina o investimento mínimo anual em educação em 25%.

Os Anos Finais do Ensino Fundamental frequentam a Educação Integral, que atualmente acontece no espaço cedido pela rede estadual, em regime de colaboração entre estado e município. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Ademar Rodrigues Lopes, “é importante fortalecer e aproximar ainda mais a rede municipal e a rede estadual de ensino, para que trabalhando juntos, possamos garantir uma educação de qualidade para todos.”