NOTÍCIAS

Administração PUBLICADO EM: 05/10/2019

O que é a Tenda dos Sentidos?

Nos dias 02 e 03 de outubro, os alunos da rede de ensino de Pinhal da Serra e a comunidade em geral, foram convidados a participar da Tenda dos Sentidos, essa atividade fez parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, que aconteceu no Município entre os dias 01 a 04 de outubro, através das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Habitação.

A tenda consistiu num percurso onde são explorados vários tipos de interações e sensações através de cheiros, formatos, texturas e sons.

O público foi recepcionado por monitores e conduzidos para o interior da Tenda na qual as pessoas foram omitidas do sentido da audição, posteriormente vendadas, passando por experiências com o tato e o olfato, em seguida direcionadas para um percurso cheio de obstáculos, na qual utilizavam uma guia na mão para orientação durante o trajeto que era encerrado com o uso de muletas e cadeira de rodas, passando por desafios encontrados pelos cadeirantes. Em seguida foram conduzidos para participar de uma Roda de Conversa, na qual discutiram a situação vivida no trajeto da Tenda e dificuldade de vida dos deficientes.

Por meio desta atividade, alcançamos nosso objetivo que é se colocar no lugar do outro e vivenciar a deficiência, além de avaliar nossos próprios sentidos com a perda da referência da visão, da audição e da locomoção, salientado a importância do respeito e da compreensão para com o outro e informações complementares sobre as mais diversas deficiências.

COMPARTILHAR: