NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 20/11/2019

Novembro Azul chama atenção para saúde integral do homem

Na última terça-feira, (19/11), a Secretaria da Saúde preparou atividades com o objetivo de chamar a atenção dos homens pinhalenses para a Campanha Novembro Azul, no Parque de Eventos João Ferreira dos Santos.

Atualmente o objetivo do Novembro Azul não é debater somente sobre o câncer de próstata, e sim conscientizar todos os homens sobre como cuidar da sua saúde.

Os médicos Carlos Oliveira e Sebastião Josino Rodrigues abordaram o tema “Prevenção e diagnóstico precoce na saúde do homem”, realizando um jogo de perguntas e respostas, para que os participantes pudessem responder através de plaquinhas de “verdadeiro” ou “falso”. A interação dos homens foi tão espontânea que alguns deles contaram suas histórias de superação.

Após as orientações passadas, o Secretário da Saúde Kalil Ubaiter chamou os trovadores Osvaldir Borges e Veríssimo para que fizessem uma apresentação com o tema “saúde”.

Em seguida, foi realizado um resgate histórico do jogo mora, que é uma tradição com origem italiana trazida para o Brasil pelos imigrantes. A palavra significa “morra!”. O jogo tradicionalmente é realizado em língua italiana, e se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os competidores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela.

Outro momento de descontração ocorreu quando os servidores da saúde realizaram um bingo, distribuindo brindes aos ganhadores.

Para finalizar, artistas locais animaram a tarde tocando músicas tradicionalistas e relembrando os velhos tempos, onde era comum essa integração entre as pessoas.

COMPARTILHAR: