NOTÍCIAS

Informativos PUBLICADO EM: 09/12/2019

Mostra itinerante movida a energia solar levou a emoção do cinema para mais de 7 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Um total de 7.755 de pessoas passaram pelas “salas” de cinema itinerantes do Cinesolar em 20 cidades da Grande Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 40 sessões realizadas entre novembro e o começo de dezembro. O projeto é patrocinado pela CPFL Energia e conta com o apoio do Instituto CPFL, plataforma social do Grupo CPFL do qual faz parte a RGE, exibiu 12 curtas da mostra de cinema infantil de Florianópolis e o longa metragem “Turma da Mônica – Laços”. Com as exibições usando energia limpa também foi economizado 60.000 watts, o que equivale a uma TV de Led de 32 polegadas ligadas por mil horas.

As sessões também têm o propósito de promover um trabalho de acesso e democratização do cinema e formação de plateia para este tipo de arte. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualmente apenas 40% dos brasileiros vivem em locais sem cinema, ou seja, para 4 em cada 10 habitantes do países este programa cultural não é uma possibilidade.

O projeto consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita. Em 20 dias, foram percorridos 6.500 quilômetros de rodovias e realizadas também 14 oficinas solares que envolveram de 358 jovens.

As exibições do Cinesolar fazem parte do Circuito CPFL, programa de abrangência nacional do Instituto CPFL que, em 2019, passa por mais de 100 cidades em sete estados do país, levando ao público sessões de cinema, projetos de incentivo à leitura, corridas, passeios ciclísticos e ações sociais. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

Oficinema Solar e Exposolar

Para enriquecer ainda mais a experiência com o cinema, o projeto desenvolveu 15 oficinas onde os convidados puderam interagir com a van do Cinesolar. Na Oficinema Solar Expo Tecnologia, foi possível entender de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica. A parte de trás da van ficava aberta e contou com uma exposição de tecnologia e arte, onde os convidados vivenciam uma experiência tecnológica com duração de 10 minutos e intervalos de cinco minutos entre elas.

Já as Oficinema de Vídeo – voltada para jovens entre 11 e 17 anos, com duração de 2h30 – discutiram os problemas de sustentabilidade da região e introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de "vídeo de bolso". Esse formato "de bolso" utilizou ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comum aos jovens. A gravação e a edição do filme foi feita pela equipe do Cinesolar .

O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL e apoio da RGE. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Nas cidades por onde passou, o projeto teve apoio das prefeituras, através da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o Cinesolar

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 916 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 345 cidades de "todo" o País, percorrendo mais de 100 mil km e chegando a 160 mil pessoas, além de 305 oficinemas, com um total de cerca de 9  mil participantes. "Nesse período, foram economizados mais de 2400 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 7 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental", diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto.  A lista de apoiadores que contribuem para a execução do projeto também é grande: Sices Solar, Mercedes Benz, Elektra Motors, Heliar, Giz e Instituto Ideal. O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema, uma rede mundial de cinemas movido a energia solar e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.  Desde 2015, com a parceria da Ecooar, cuida da compensação de carbono do projeto: em todas as sessões uma árvore é plantada em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.  Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos Cinesolar, Cinesolarzinho, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

COMPARTILHAR: