NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 06/04/2022

Inicia Campanha de Vacinação contra a gripe (Influenza) e Sarampo

A primeira etapa da campanha está acontecendo e vai de até dia 02 de maio, ela é destinada a vacinação de idosos a partir de 60 anos, idosos acamados, além de profissionais de saúde. Em Pinhal da Serra é importante que a população vacine-se, pois o Município possui 05 casos suspeitos de Influenza e uma internação hospitalar.

A Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda do aparelho, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. As doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan são eficazes contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Nessa primeira etapa de vacinação todos os trabalhadores de saúde também deverão receber a vacina do sarampo de forma indiscriminada, ou seja, mesmo que já tenha recebido.

O dia D será no dia 30 de abril quando será iniciada a vacinação das crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos. A segunda etapa acontecerá de 03 de maio a 03 de junho, quando serão vacinadas as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, além de povos indígenas, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e profissionais portuários, membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, serão divulgadas posteriormente

Conforme a Secretaria da Saúde a campanha é voltada às pessoas que têm maior probabilidade de contrair a doença, desenvolver sintomas graves e hospitalizar. O objetivo é reduzir complicações e óbitos. A campanha de vacinação contra influenza deve obedecer a cronograma específico e objetivam contemplar, pelo menos, 90% dos públicos prioritários.

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461SC).

COMPARTILHAR: