NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 10/02/2021

Idosos acima de 85 anos estão sendo imunizados em Pinhal da Serra

Reinaldo dos Santos Machado, de 98 anos, e Podalírio Alves Ferreira, de 97 anos, foram uns dos primeiros moradores do grupo de risco e os mais idosos de Pinhal da Serra a serem vacinados contra a Covid-19. A aplicação do imunizante aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/02) em suas residências.

No próximo mês seu Reinaldo completará 99 anos de idade, ele é natural da cidade de Maracás, na Bahia, e reside na capela Santo Antônio há mais de 25 anos. Ele contou que sempre trabalhou na agricultura nos estados que já morou, e foi assim que conseguiu criar os 25 filhos, frutos de dois casamentos.

Podalírio Alves Ferreira é natural e residente de Pinhal da Serra, sempre teve uma vida ativa, serviu o exército quando jovem em São Borja/RS, voltou ao município, casou-se e teve 16 filhos. Até hoje realiza atividades agrícolas, como cultivo de sua horta e o cuidado com o gado e ovelhas, “é a forma que me sinto bem, lidando com os meus animais e ajudando nos serviços dentro da minha propriedade”, ressaltou Podalírio.

A Secretaria Estadual da Saúde reservou para o Município 40 doses nesta remessa da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Pinhal da Serra até o momento já vacinou cerca de 60 pessoas do grupo de risco, entre estes, 85% dos profissionais da saúde, e 30 idosos. A segunda dose do primeiro grupo vacinado está prevista para acontecer no final desta semana, e quem foi imunizado hoje a previsão é para dia 10 de março.

A Secretaria da Saúde está realizando a vacinação por ordem cronológica, ou seja, do mais velho para o mais novo, e está passando nas residências devido à dificuldade de mobilidade desses pacientes. O público-alvo dessas primeiras etapas da imunização é formado por trabalhadores da saúde e pessoas idosas acima de 85 anos.

Por: Assessoria de Imprensa - MTE 6461/SC

COMPARTILHAR: