Saúde PUBLICADO EM: 26/07/2023

Grupo de Plantas Medicinais e o Corpo Humano: Trocando saberes

Foram 13 encontros na Serra dos Gregórios que proporcionaram uma experiência única e enriquecedora para os participantes do grupo das plantas medicinais e seus benefícios para o corpo humano. Nessa jornada, os participantes aprenderam de forma didática e prática o uso terapêutico das ervas.

Além das discussões teóricas, os encontros foram marcados por atividades práticas. Os participantes tiveram a oportunidade de confeccionar pomadas, preparar chás, experimentar receitas culinárias nutritivas e explorar o universo das tinturas, desvendando os segredos dessas terapias naturais.

Inspirados pela conexão entre o corpo humano e as plantas medicinais, o grupo adotou uma abordagem inovadora, representando o conhecimento em formato de "Relógio do Corpo Humano". Cada hora do relógio era dedicada a um órgão específico, cultivando no espaço as plantas medicinais que promovem o bem-estar e auxiliam nos transtornos de saúde relacionados a esse órgão.

Esse trabalho conjunto foi fundamentado em pesquisas que unem a sabedoria da medicina oriental e ocidental, proporcionando uma visão integrativa para o cuidado com a saúde. O principal objetivo do projeto foi capacitar os participantes a conhecerem seu próprio corpo, prevenindo doenças e promovendo o autocuidado por meio do uso consciente e responsável das plantas medicinais.

O horto, planejado no Município de Pinhal da Serra, é uma materialização do esforço colaborativo entre a Prefeitura, as secretarias de saúde e assistência social, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a EMATER. Essa parceria permitiu a criação de um espaço dedicado à troca de saberes, onde a natureza e o conhecimento se encontram harmoniosamente para benefício da comunidade.

O grupo de plantas medicinais e o corpo humano estreitaram laços e compartilharam saberes, fortalecendo a importância da interação entre a natureza e a saúde humana. Com uma visão mais holística e consciente, os participantes saíram enriquecidos, prontos para disseminar esses aprendizados em suas vidas e comunidades, construindo um futuro mais saudável e sustentável.