Desenvolvimento Social e Habitação PUBLICADO EM: 19/07/2019

Grupo de capoeira do CRAS teve formação

Durante esta semana, os alunos da oficina de capoeira disponibilizada pelo CRAS, participaram de uma formação com o contra-mestre Pica Pau da Associação Cultural Casa da Capoeira de Caxias do Sul e o graduado Queimado.

No decorrer dos dias, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a ancestralidade da capoeira, a história afro-brasileira e também foi realizado um resgate histórico sobre a cultura dos índios e quilombolas da região.

Outro projeto que está previsto para acontecer futuramente que envolverá toda comunidade, é o “Projeto Semear”, cujo objetivo é ampliar a visão das crianças, através de ensinamentos como o amor e a caridade, representado simbolicamente por sementes de árvores que serão plantadas, e terão o acompanhamento do desenvolvimento da planta, equiparando a vida do ser humano como a de uma árvore.

Para o contra-mestre Pica Pau, “a ideia é que as crianças deixem um legado dentro da comunidade que elas estão inseridas e também com o planeta, pois as sementes representam o amor, o respeito e outros valores que são ensinados dentro da capoeira.”