Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 07/05/2020

Governo do Estado homologa decreto municipal de situação de emergência por estiagem

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, homologou o Decreto de Situação de Emergência de Pinhal da Serra devido à estiagem. O Decreto Estadual nº 55.234, de 05 de maio de 2020, foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (06/05) e reconheceu o Decreto Municipal 26/2020, que aborda as significativas perdas causadas pela seca principalmente na área rural pinhalense.

Com baixa precipitação de chuvas, Pinhal da Serra e muitas cidades do estado do Rio Grande do Sul tiveram a produção agrícola afetada pela estiagem. A Usina Hidrelétrica Barra Grande também apresenta redução no nível de água no alagado.

Considerando o levantamento da EMATER e da Secretaria da Agricultura do Município, grandes perdas ocorreram na produção primária, especialmente nas culturas de soja, feijão, milho e pastagens com reflexo na produção da bacia leiteira.

O Poder Público Municipal não está medindo esforços para atender a população do meio rural atingida pela estiagem, inclusive segue procedendo a abertura de bebedouros de água nas propriedades, como forma de armazenagem para o consumo dos animais, bem como fornecimento de água potável para consumo humano, onde algumas famílias do Município estão sofrendo com essa escassez.