Educação PUBLICADO EM: 12/09/2023

Gincana Recicla Pinhal: Competição de sucesso pela sustentabilidade

Na última semana, ocorreu a cerimônia de premiação da Gincana Recicla Pinhal, que estava em andamento desde o primeiro semestre de 2023. Alunos das Escolas Professor Tadeu Silveira e Princesa Isabel participaram da competição, sendo distribuídos em três equipes: amarela, verde e azul.

O evento contou com a presença do prefeito, autoridades locais, representantes das escolas e da comissão organizadora da gincana. Todos os alunos participantes receberam prêmios, sendo que o primeiro lugar ganhou camisetas e squeezes, o segundo lugar recebeu camisetas e o terceiro lugar foi premiado com squeezes. A equipe vencedora foi a equipe amarela, seguida pela equipe verde em segundo lugar e a equipe azul em terceiro.

Além disso, foram sorteadas seis bicicletas patrocinadas pela Baesa e três tablets patrocinados pela Prefeitura. O sorteio foi realizado por equipe, com os participantes concorrendo a duas bicicletas e um tablet. Como parte das celebrações pelo encerramento da gincana, as escolas ofereceram lanches aos alunos.

Sobre a gincana

A primeira pesagem aconteceu no mês de abril, totalizando a coleta de aproximadamente 649 kg de resíduos. A segunda pesagem ocorreu em maio, com um total de cerca de 951 kg de resíduos recolhidos. Por fim, a terceira pesagem aconteceu em junho, resultando na coleta de aproximadamente 1771 kg de resíduos.

Ao longo da Gincana, foi possível recolher cerca de 3,4 toneladas de materiais recicláveis. Esses materiais foram enviados para reciclagem no Consórcio Intermunicipal de Pinhal da Serra e Esmeralda.

A quantidade de resíduos coletados aumentou em cada pesagem, devido à mobilização dos alunos, que envolveram seus familiares no processo. As pesagens foram conduzidas por representantes da Associação de Empreendedores de Pinhal da Serra e funcionários da prefeitura.