Educação PUBLICADO EM: 17/06/2019

Festa de São João divertiu público

No último sábado (15/06), foi comemorada a tradicional Festa de São João da Escola Municipal de Educação Básica Professor Tadeu Silveira em parceria com as outras escolas municipais, no Ginásio de Esportes da Escola São Paulo de Tarso.

Neste ano o tema da festa foi a Literatura de Cordel, que ficou conhecida como poesia popular no século XVIII, pois contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse. Seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete.

Aqui no Brasil, a literatura de cordel popularizou-se por meio dos repentistas (ou violeiros), que se assemelham muito aos trovadores medievais por contarem uma história musicada e rimada nas ruas das cidades, popularizando os poemas que depois viriam a ser os cordéis.

O público prestigiou ao casamento caipira, o velório caipira, desfile dos caipirinhas, dança da fita e quadrilhas apresentadas pelas turmas. Na parte da diversão, as brincadeiras mais populares foram a pescaria, boca do palhaço, cara na farinha, boliche, barraca da selfie e a cadeia.