Turismo, Cultura, Esporte e Lazer PUBLICADO EM: 06/05/2019

Expedição Xingu 2015 – Diacuí Kalapalo/Diacuí Cunha Dutra

Na última sexta-feira (03/05), o Município recebeu a Expedição Xingu 2015 – Diacuí Kalapalo/Diacuí Cunha Dutra. Este projeto cultural faz um resgate de uma parte recente da história do Brasil, e foi proposto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo Cultura, Esporte e Lazer.

As apresentações aconteceram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, atingindo toda rede de ensino do Município com demonstrações da cultura indígena e da cultura afro-brasileira, tais como danças típicas, música e relatos dos costumes e do estilo de vida na aldeia Matipu, localizada na região do Alto Xingu no estado do Mato Grosso.

Além do conhecimento da cultura indígena, para representar a cultura afro-brasileira foram convidados paras as atividades, o professor de capoeira das oficinas do CRAS “Queimado”, e o grupo Conquistador da Liberdade de Caxias do Sul/RS, que realizaram rodas de capoeira envolvendo a todos que estavam presentes.

A proposta engloba ações que convergem para o cumprimento das leis 10639/2003 e 11645/2008, as quais estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”.