Educação PUBLICADO EM: 21/10/2022

Estudantes participam de palestra sobre prevenção ao uso de drogas e violência

Na manhã da quinta-feira (20/10) a Polícia Civil esteve presente no salão de atos da EEEM São Paulo de Tarso para ministrar uma palestra educativa e preventiva sobre as consequências do uso e tráfico de substâncias entorpecentes, bem como ingestão de bebidas alcoólicas.

A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EMEB Professor Tadeu Silveira e EEEM São Paulo de Tarso.

O objetivo principal da conversa com os estudantes foi difundir as terríveis consequências das drogas, orientando-os para que fiquem longe e dediquem sua atenção ao mundo real, pautado pela educação.

Inicialmente foi falado das atribuições da Polícia Civil e sua colocação junto à Secretaria Segurança Pública Gaúcha, ao lado da Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias – IGP, Susepe e Corpo de Bombeiros e dos trabalhos realizados em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, visando a diminuição dos crimes e da violência.
Logo após, foi esclarecido sobre as espécies de drogas e seus malefícios, destacando sempre a importância de se fazer a prevenção primária às drogas. Foi dado ênfase as avassaladoras consequências das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, na vida das pessoas e que podem destruir sonhos, seja por problemas de saúde ou por problemas com a justiça.

Por fim foram mostradas imagens sobre as modificações físicas ocorridas em usuários de drogas e informado sobre como todos podem auxiliar a Polícia, passando informes através do Disque Denúncia, através do fone 181 da Secretaria de Segurança Pública, mecanismo que garante o sigilo e atende 7 dias por semana, 24 horas por dia.

A próxima ação da Secretaria de Educação envolvendo essa temática será direcionada aos pais e responsáveis pelos estudantes.

Por: Cléver do Prado - Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).