Educação PUBLICADO EM: 15/12/2022

Escolas municipais promoveram atividades de conscientização contra o racismo

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um marco nacional na luta contra o racismo. Assim, durante o último mês as escolas EMEI Tia Braia, EMEB Professor Tadeu Silveira e EMEF Princesa Isabel desenvolveram atividades pedagógicas promovendo reflexões sobre a temática.

Com o objetivo de lembrar a pluralidade cultural brasileira, professores da rede municipal levaram o assunto para as salas de aula por meio de atividades lúdicas, com músicas, dança, trabalhos manuais, capoeira e contação de histórias.

Na manhã da última quarta-feira (14/12), aconteceu a premiação do concurso de redações, frases e cartazes de conscientização contra o racismo, do qual participaram os estudantes dos anos finais do ensino fundamental da EMEB Professor Tadeu Silveira.

Cabe destacar que as escolas trabalham elementos da cultura africana, afro-brasileira e indígena ao longo do ano letivo, com atividades pedagógicas desenvolvidas tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, destacando a importância do povo africano e indígena para a formação social, cultural e política do país.

Para a secretária municipal de educação Fernanda Alves Merib Duarte, “foi um projeto extremamente relevante, pelo tema e pelas ações propostas, percebemos como os nossos estudantes estavam envolvidos e dedicados na realização das atividades e o resultado são os belos trabalhos apresentados no dia de hoje”.