Educação PUBLICADO EM: 07/12/2021

Escolas municipais desenvolvem ações sobre a Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um marco nacional na luta contra o racismo. Dessa forma, durante o último mês as escolas EMEI Tia Braia, EMEB Professor Tadeu Silveira e EMEF Princesa Isabel desenvolveram atividades pedagógicas promovendo reflexões sobre a temática.

Com o objetivo de lembrar a pluralidade cultural brasileira, professores da rede municipal levaram o assunto para as salas de aula por meio de atividades lúdicas, com músicas, dança, capoeira e contação de histórias. Cabe destacar que as escolas trabalham elementos da cultura africana, afro-brasileira e indígena ao longo do ano letivo, com atividades pedagógicas desenvolvidas tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, destacando a importância do povo africano e indígena para a formação social, cultural e política do país.

Para a coordenadora pedagógica Alana Sgorla, “todas as atividades realizadas nas escolas ao longo do ano sobre esse tema são extremamente importantes, pois é papel da educação contribuir no combate ao racismo e a qualquer outra forma de preconceito e discriminação social”, declarou.

Por: Cléver do Prado - Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).