Educação PUBLICADO EM: 08/12/2023

Escolas de Pinhal da Serra promovem atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra se tornou um marco nacional na luta contra o racismo, e as escolas de Pinhal da Serra não ficaram de fora dessa importante data. Durante o último mês, as instituições de ensino EMEI Tia Braia, EMEB Professor Tadeu Silveira e EMEF Princesa Isabel desenvolveram atividades pedagógicas que promovessem reflexões sobre a temática.

Com o objetivo de ressaltar a riqueza da pluralidade cultural brasileira, os professores da rede municipal adotaram abordagens inovadoras, levando o tema para as salas de aula por meio de atividades lúdicas. Músicas, danças e contação de histórias foram algumas das ferramentas utilizadas para envolver os estudantes nesse processo educativo.

Vale destacar que as escolas não limitaram suas ações apenas ao mês de novembro. Ao longo do ano letivo, são desenvolvidas atividades pedagógicas que incorporam elementos da cultura africana, afro-brasileira e indígena. Essa abordagem abrangente ocorre tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, ressaltando a importância vital do povo africano e indígena para a formação social, cultural e política do país.

Os resultados dessas atividades refletem o comprometimento das escolas em abordar questões relevantes, e também a importância de incluir o ensino da história e cultura afro-indígena de forma constante e integrada ao currículo escolar. Ao contextualizar o Dia da Consciência Negra, as escolas de Pinhal da Serra reforçam seu papel na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente.