Educação PUBLICADO EM: 01/11/2022

Escola Municipal de Pinhal da Serra recebe R$ 10 mil em premiação

Na última quinta-feira (27/10) a EMEB professor Tadeu Silveira foi premiada com o valor de R$10.000,00 (Dez mil reais) no II Prêmio Escola Sustentável, organizado pelo Consórcio Machadinho na cidade de Piratuba/SC. O projeto “Educação ambiental e hábitos alimentares saudáveis: nutrindo ações de sustentabilidade” concorreu com 50 projetos inscritos pelos municípios de área de abrangência da Usina Machadinho.

O trabalho foi elaborado pelas professoras Alana Sgorla e Gislaine Cabral e pela nutricionista Natália do Canto, partindo de algumas ações já realizadas na EMEB Professor Tadeu Silveira ao longo desse ano letivo.

Os objetivos do projeto que será realizado em 2023 são: organizar espaços formativos nas diversas áreas do conhecimento com a turma de 7º Ano do Ensino Fundamental para reflexões a respeito da alimentação saudável, sustentabilidade e da preservação e conservação dos recursos naturais; implementar o uso de uma composteira na escola, produzindo biofertilizantes para a aplicação na horta escolar; produzir sacolas retornáveis para reduzir o uso de sacolas plásticas no Município; reduzir o desperdício de alimentos na escola durante a merenda e oportunizar espaços de reflexão sobre alimentação saudável, meio ambiente e sustentabilidade envolvendo toda comunidade.

O valor da premiação será investido no desenvolvimento das ações do projeto ao longo do próximo ano. A turma responsável será o 7º ano do Ensino Fundamental (estudantes que nesse ano estão matriculados no 6º Ano) e o projeto será desenvolvido nas aulas de arte, informática, agricultura, projeto de ciências e projeto de linguagens, sob a coordenação da escola e da secretaria municipal de educação.

Além dos estudantes e professores, o projeto pretende envolver toda comunidade escolar em suas diversas etapas, visando sua conscientização sobre a utilização sustentável dos recursos naturais, reduzindo a produção de resíduos orgânicos na escola e no ambiente doméstico partindo da alimentação.

Na oportunidade, o estudante Julimar Vieira Xavier da EEEM São Paulo de Tarso recebeu uma menção honrosa de participação no 16º Concurso de Redação. Ao todo foram 802 redações recebidas, com a participação de 33 escolas dos municípios lindeiros. O tema proposto foi “Usina Machadinho – 20 anos de História com a comunidade.”

A Administração Municipal está ansiosa para ver o projeto sair do papel e que em breve a comunidade possa vivenciar os frutos deste trabalho. Parabéns à EMEB Professor Tadeu Silveira, às autoras do projeto, aos estudantes e a todos aqueles que colaboraram!

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).