Educação PUBLICADO EM: 24/05/2019

Escola de Pinhal da Serra é destaque na produção de alimentos orgânicos

A Escola Municipal de Educação Básica Professor Tadeu Silveira de Pinhal da Serra, atende os estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, na modalidade de ensino de Educação em Tempo Integral, com uma grade curricular ampla e diversificada.

Os estudantes têm duas horas-aulas de agricultura por semana e estão construindo conhecimentos indispensáveis sobre a produção de hortaliças além de chás, temperos e flores. Dentre os componentes curriculares as aulas Agricultura são destaque na produção de alimentos orgânicos, produzidos na horta pelos alunos e consumidos na alimentação escolar.

O Professor de Agricultura Antonio Ronaldo Sutil, defende que os estudantes tenham no currículo a disciplina de agricultura, “sou favorável a Educação em Tempo Integral e em Pinhal da Serra os estudantes têm o privilégio de contar com esta disciplina. Estamos realizando um importante trabalho na horta escolar, produzindo alimentos de extrema qualidade e o mais importante, são alimentos orgânicos proporcionando uma alimentação saudável na escola. Os alunos produzem e consomem alface, repolho, beterraba, ervilha, cebola e muitos outros produtos que ainda serão cultivados. Agradeço todos os meus alunos pelo empenho e dedicação nos trabalhos realizados na horta, agradeço a equipe da gestão escolar e a Secretaria de Educação pelo apoio incondicional para que os trabalhos pudessem ser realizados com êxito.”

Segundo a Nutricionista Lucimara de Oliveira Ramos, “Os legumes e as verduras são ricos em vitaminas, fibras e minerais e devem estar presentes todos os dias em nosso cardápio. A alface é um vegetal rico em fibras, vitaminas, cálcio, zinco, cobre, enxofre, silício, ferro, fósforo, ácido fólico. É fácil de ser incluído na alimentação diária, sendo responsável por trazer vários benefícios à saúde como ajudar a emagrecer, controlar a glicemia no sangue, combater a insônia, possui propriedades calmantes, previne a anemia, câncer, é rica em antioxidantes, mantêm a saúde dos ossos, atua no sistema cardiovascular, entre outros benefícios. O trabalho realizado na horta em nossa escola é muito importante, pois ensina produzir e proporciona uma alimentação saudável.”

O Município de Pinhal da Serra é essencialmente agrícola e cerca de 77% de sua população reside no meio rural, sendo um dos principais motivos de ter no currículo escolar a disciplina de agricultura.