NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 16/03/2020

Equipe da Saúde recebeu capacitação sobre coronavírus

Na última semana os profissionais da Unidade Básica de Saúde de Pinhal da Serra, receberam uma capacitação com orientações sobre o coronavírus covid-19, formas de prevenção e as medidas que serão adotadas conforme a disseminação do vírus.

Ministraram a capacitação, o médico Sebastião Rodrigues, a enfermeira Katiane Almeida, a fiscal sanitária Elisandra Giordano, e a farmacêutica Evelise Antunes, em equipe foi decidido como será o fluxo de atendimento. As pessoas serão orientadas na sala de espera da Unidade de Saúde a relataram se apresentam sintomas respiratórios, caso isso ocorra, serão atendidas separadamente dos demais pacientes e precisarão utilizar máscaras. Quem apresentar sintomas leves é recomendado que permaneça em casa.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel.

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

– Evite aglomerações quando estiver doente.

– Mantenha os ambientes bem ventilados.

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
– Febre alta.
– Tosse.
– Dificuldade para respirar.

COMPARTILHAR: