Informativos PUBLICADO EM: 01/11/2021

Emater/RS-Ascar inaugurou casa sustentável e comemorou duas décadas em Pinhal da Serra

Os 20 anos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Pinhal da Serra foram comemorados na última semana com a reinauguração da sede do escritório, agora uma casa sustentável, com tecnologias que preservam os recursos naturais e geram economia, e que a Emater/RS-Ascar incentiva que sejam aplicadas nas propriedades rurais.

A casa conta com painéis de energia solar fotovoltaica, que já zeraram a conta de luz do escritório, um sistema de captação e armazenamento da água da chuva, que é utilizada no banheiro e para lavagem e irrigação, além de outras ações como a separação correta do lixo e o uso racional dos recursos. A estrutura da casa também foi reforçada.

Estiveram presentes na comemoração a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina, o prefeito José Robison Rodrigues Duarte, o representante da Energética Barra Grande S.A. (Baesa), Zulmar Mello, além da equipe municipal, composta pelos extensionistas Roniel da Silva Motta e Silvana Pinto Buratti e pela auxiliar administrativa cedida pela Prefeitura, Débora Nunes Menegazzo, parceiros e assistidos. A casa sustentável foi viabilizada graças a uma parceira entre Emater/RS-Ascar, Baesa e Prefeitura.

Motta agradeceu a todas as parcerias construídas ao longo dessa trajetória, aos demais extensionistas que atuaram no município e aos agricultores. "A Emater é uma extensão da nossa casa, que a gente respeita, admira e sente orgulho de fazer parte", afirmou.

No município, a Instituição atende em torno de 400 famílias por ano, trabalho que foi reconhecido pelo prefeito. “Todas as atividades da Emater são importantes: o reaproveitamento da água, o incentivo aos pequenos produtores, a assistência técnica, o trabalho social com as mulheres, isso conta muito para o Município, para a sociedade, a valorização e a integração dessas pessoas”, salientou Duarte.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar reforçou a importância da união das entidades e afirmou que essa casa sustentável é um exemplo a ser trabalhado em outros municípios. Sandra lembrou dos problemas enfrentados hoje, e que são de toda a sociedade, como a crise hídrica, e destacou que a preocupação com os recursos naturais, que podem ter limitação, deve fazer parte do dia a dia das pessoas.

Informações: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul