Educação PUBLICADO EM: 10/10/2022

Educação realiza programação especial para o Dia do Professor e Dia do Funcionário Público

Em comemoração ao dia do professor – 15 de outubro – e do servidor público – em 28 de outubro – a Secretaria Municipal de Educação planejou um dia de práticas integrativas para seus professores e funcionários na manhã desta segunda-feira (10/10), visando a saúde mental e o autocuidado.

A pandemia de covid-19 causou implicações nas diversas áreas da sociedade, principalmente na Educação, acarretando grandes transformações no individual e no coletivo. A suspensão das aulas presenciais e o isolamento social trouxeram para a escola uma sobrecarga emocional, agravando nos estudantes e professores problemas como depressão, ansiedade, pânicos e fobias.

A atividade realizada priorizou a valorização das pessoas que fazem com que a educação aconteça no Município. O investimento em saúde mental é um investimento em uma vida e um futuro melhor para todos.

Os participantes foram divididos em dois grupos para a realização de yoga e reiki. A prática do yoga, ministrada pela instrutora Daíse Lima, trabalha corpo e mente proporcionando relaxamento físico e mental. O reiki, aplicado pela nutricionista Natália Engroff do Canto, farmacêutica Evelise Antunes e professora Alana Sgorla, tem o objetivo de proporcionar o alinhamento dos centros de energia do corpo, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar. Além das práticas, os professores e funcionários participaram de um almoço de confraternização.

Tais atividades integram as Práticas Integrativas Complementares – PICs, dentre os 29 procedimentos de PICs, implementadas desde 2006 no Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal da Saúde de Pinhal da Serra disponibilizará de forma gratuita para a população, a partir do dia 27 de outubro, reiki, auriculoterapia e acupuntura.

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).