ļ»æ

NOTƍCIAS

AdministraĆ§Ć£o PUBLICADO EM: 25/08/2021

EducaĆ§Ć£o Fiscal e Cidadania Ā– Um assunto debatido nas escolas

Exercer a Cidadania é um direito de todos e, para que seja contemplado esse direito, é preciso que o cidadão participe efetivamente nas tomadas de decisões de temas de interesse público. Esse processo inicia quando cada cidadão, dentro da sua comunidade, reflete, discute, planeja e delibera na tomada de decisões do seu local, uma vez que os recursos públicos, oriundos do próprio cidadão, por meio da arrecadação de tributos financiam as políticas sociais de um modo geral.

Em Pinhal da Serra, desde que foi aderido o Programa no Município, o tema é levado dentro e fora das salas de aula. Conforme o Professor do 5° Ano B, Antonio Ronaldo Sutil, “o Programa Nota Fiscal Gaúcha é muito importante para o estado e para a população e faz necessário que seja trabalhado este tema na escola com a finalidade de construir conhecimentos com os estudantes sobre o tema. Em sala foi realizado a explicação sobre o programa, mostrado o site para inscrição e discutido sobre os benefícios e prêmios. Logo após foi realizado o jogo ‘Quem sabe mais’ sobre o tema trabalhado”, ponderou o professor.

Com intuito de despertar o interesse pela participação de todos cidadãos nesse processo, é preciso sensibilizar a comunidade para o exercício da cidadania, possibilitando aos indivíduos vivências e conhecimentos. Para iniciar esse processo, a escola é um espaço produtivo, pois viabiliza que a comunidade escolar participe e contribua para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade, através da abordagem de temas transversais de forma interdisciplinar com projetos pedagógicos, projetos de pesquisa, estudantes e professores protagonistas na construção e ampliação do conhecimento envolvendo a Educação Fiscal e Cidania.

COMPARTILHAR: