Saúde PUBLICADO EM: 12/12/2018

DIVULGAÇÃO DE DADOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL À POPULAÇÃO PINHALENSE

Com o objetivo de facilitar o acesso aos dados oficiais à população pinhalense referente aos investimentos dos recursos municipais, a partir de hoje, serão feitas séries de publicações com dados informativos de interesse público. É importante que sejam esclarecidos alguns pontos, para que a população esteja a par das ações da gestão municipal.
Os recursos públicos destinados à aquisição de medicamentos são oriundos das esferas federal, estadual e municipal. Mensalmente, o Governo Federal repassa para o município de Pinhal da Serra o valor de R$983,48 (Novecentos e oitenta e três reais e quarenta e oito centavos) e o Estado do Rio Grande do Sul repassa o valor de R$ 415,95 (Quatrocentos e quinze reais e noventa e cinco centavos). Todo o restante do investimento em medicamentos é custeado com recursos municipais, totalizando uma média de R$30.085,92 (Trinta mil e oitenta e cinco reais e noventa e dois centavos) por mês, durante o ano de 2018. Uma grande parte dos medicamentos disponibilizados a população não são de exigência da Farmácia Básica, vai além do que o Ministério da Saúde preconiza.
Os dados aqui repassados foram extraídos oficialmente do Portal da Transparência do Município, representando fidedignamente, a realidade dos gastos municipais. A Administração Municipal tem se pautado, desde que assumiu a gestão municipal no início de 2017, pela transparência em todas as suas ações.

TOTAL DE GASTOS COM MEDICAMENTOS 2018: R$ 377.824,11 (100%)
RECURSOS REPASSADOS PELOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL: R$ 16.793,13 (4,44%)
RECURSOS MUNICIPAIS: R$ 361.030,98 (95,56%)

Na análise disponibilizada pelo TCE, o Município apresentou um crescimento no investimento em saúde com relação aos anos anteriores, tendo um percentual de 25,96% de investimento na área em 2017, sendo que o mínimo exigido constitucionalmente é de 15%.

Investimentos do Município em medicamentos nos últimos cinco anos: