NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 22/10/2019

Dia D de vacinação contra o Sarampo

No último sábado (19/10), a Unidade Básica de Saúde esteve de portas abertas para receber as crianças de 6 meses a menores de 5 anos que não foram vacinadas ou que estavam em atraso com alguma dose contra o sarampo. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma oportunidade que os pais têm de verificar a carteirinha de vacinação dos filhos e reforçar a proteção.

Devido ao aumento de casos de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde está disponibilizando a vacina Tríplice Viral e a Tetra Viral em crianças com idade a partir dos 6 meses, pois nos anos anteriores eram disponibilizadas somente a partir dos 12 meses.

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5 346 casos de sarampo no país. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas atrás das orelhas e no corpo.

A segunda fase da Campanha está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. Será direcionado para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

COMPARTILHAR: