Educação PUBLICADO EM: 02/10/2019

Conselho Municipal de Educação aprova Documento Orientador da BNCC

Na segunda-feira, dia 30 de setembro, o Conselho Municipal de Educação – CME de Pinhal da Serra aprovou do Documento Orientador de território para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

A elaboração e aprovação desse documento são fases do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que orienta os currículos em nível nacional e do Referencial Curricular Gaúcho – RCG, documento que traz orientações a nível estadual. O Documento Orientador de território para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foi construído pelos professores estaduais e municipais, para incluir no currículo características locais, permitindo que os estudantes construam conhecimentos sobre a sua realidade, partindo do local onde vivem.

Além das funções deliberativas, fiscalizadoras, consultivas e propositivas, o CME possui funções normativas sobre a formulação e o planejamento das políticas de educação no município. Dessa forma, o documento aprovado, como o próprio nome diz, orientará os currículos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Pinhal da Serra.