NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 25/06/2019

Confirmado primeiro caso de H1N1 em Pinhal da Serra

A Secretaria de Saúde divulgou na manhã desta terça-feira (25/06), o primeiro caso de óbito por H1N1. A vítima era um idoso de 62 anos que não estava vacinado e não residia no Município, ele foi atendido na Unidade Básica de Saúde no dia 17 de junho e encaminhado ao Hospital Nossa Senhora de Oliveira em Vacaria, onde foram realizados exames e a confirmação do caso ocorreu nesta manhã.

A transmissão da Influenza (H1N1), ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, pode levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

O vírus vive por 2 a 8 horas em superfícies como mesas, maçanetas de portas e corrimãos. O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor no peito, pressão abdominal, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão e febre.

Cuidados que devem ser tomados:

- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);

- Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

- Lavar as mãos com frequência ajuda você a reduzir as chances de se contaminar a partir dessas superfícies.

COMPARTILHAR: