NOTÃCIAS

Informativos PUBLICADO EM: 04/09/2023

CONDESUS ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO COM FOCO EM EXPERIÊNCIAS TURÃSTICAS MEMORÃVEIS

Uma iniciativa que surgiu com o propósito de fomentar o desenvolvimento de produtos turísticos de experiência nos Campos de Cima da Serra está com inscrições abertas. Trata-se da curso “Experiências Campos de Cima da Serra”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus).

O projeto tem como foco o desenvolvimento experiências memoráveis nos municípios integrantes do Consórcio, tendo como base a metodologia do projeto “Experiências do Brasil Rural”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, MAPA e Universidade Federal Fluminense (UFF) nos anos de 2021 e 2022.

Podem participar da formação Experiências Campos de Cima da Serra iniciativas ou empreendimentos localizados em um dos 14 municípios integrantes do Consórcio. Fazem parte do Condesus os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

Para participar, os empreendimentos ou iniciativas interessadas devem se inscrever do dia 4 a 8 de setembro por meio de formulário on-line, deve ter no mínimo um produto associado ao Turismo (gastronomia, natureza, artesanato, etc), participar das atividades de formação, ter disponibilidade para encontros semanais de aproximadamente 2 horas cada, ter acesso à internet e ter dispositivo (computador, tablet ou celular) capacitado para realização de videochamadas.

A formação será conduzida por uma Equipe Executiva constituída por profissionais técnicos dos municípios consorciados e palestrantes/consultores especializados. A capacitação será online, via plataforma Teams e será oferecida gratuitamente, contando com 3 etapas de execução: São elas: Etapa 1 - Diagnósticos do Empreendimento; Etapa 2 - Oficinas de Experiências Turísticas Memoráveis e Qualificação e Etapa 3 - Validação, Comercialização e Sustentabilidade: fortalecendo a oferta turística. A 1º edição do projeto contará com 10 vagas, por ordem de inscrição.

O turismólogo do Condesus, Éverton Kaizer, explica que a iniciativa vem ao encontro dos objetivo de regionalização, ”trata-se de uma oportunidade ímpar que surgiu a partir do Plano Regional de Turismo direcionada aos nossos empreendedores se capacitarem para a criação de novos produtos turísticos ou então visando o desenvolvimento e aprimoramento de produtos existentes".

A Equipe Executiva é formada pelo Turismólogo e Mestre em Turismo e Desenvolvimento, Éverton Kaizer do Condesus; pela Relações Públicas e Mestre em Turismo e Hospitalidade, Natalia Biazus, de Lagoa Vermelha; pela Turismóloga Aline Almeida e pela Secretária Municipal de Turismo Adriana Varella, ambas de Bom Jesus; pela Turismóloga e Mestranda em Turismo e Hospitalidade Verônica Reisdorfer, de Cambará do Sul; e pela Turismóloga Tuani Velho de São José dos Ausentes.

Link para inscrição: https://forms.gle/RwhQRxSvVxdhDA5J7